Você está em: Página Principal >> Vestibular 2008/2>> Edital UDESC
Edital
Calendário
Programas das disciplinas
Vestibular 2010/1
Requerimentos
Isenção pelo critério sócio-econômico
Isenção pelo critério doador de sangue
Cursos e Vagas oferecidas
Obras sugeridas
Vestibulares Anteriores
Sugestões aos Candidatos
Fale Conosco

VERSÃO EM PDF (Clique aqui)


CONCURSO VESTIBULAR VOCACIONADO UDESC – 2008/2 – EDITAL

 

          O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, de acordo com as disposições da legislação em vigor, torna públicas, pelo presente edital, as normas e os procedimentos que nortearão o Concurso Vestibular Vocacionado UDESC 2008/2 e a abertura de inscrições para seus cursos.

 

1. DOS CURSOS E VAGAS OFERECIDAS E SEUS TURNOS

 

CAMPUS I – GRANDE FLORIANÓPOLIS

 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS (ESAG) – FLORIANÓPOLIS

CURSOS

VAGAS

TURNO

ADMINISTRAÇÃO (Bacharelado)

40

vespertino

ADMINISTRAÇÃO (Bacharelado)

40

noturno

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Bacharelado)

40

matutino

CIÊNCIAS ECONÔMICAS (Bacharelado)

40

matutino

 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS (ESAG)BALNEÁRIO CAMBORIÚ

CURSO

VAGAS

TURNO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Bacharelado)

40

matutino

 

 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE (CEFID) – FLORIANÓPOLIS

CURSOS

VAGAS

TURNO(S)

EDUCAÇÃO FÍSICA (Licenciatura)

  30

noturno (1) (2)

EDUCAÇÃO FÍSICA (Bacharelado)

  30

matutino  (1) (3)

FISIOTERAPIA (Bacharelado)

  30

matutino e vespertino

 

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO (FAED) – FLORIANÓPOLIS

CURSOS

VAGAS

TURNO

HISTÓRIA (Licenciatura e Bacharelado)

40

noturno

PEDAGOGIA (Licenciatura) (4)

40

matutino

 

 

CAMPUS II – NORTE CATARINENSE

 

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS (CCT) – JOINVILLE

CURSOS

VAGAS

TURNO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (Bacharelado)

40

integral

ENGENHARIA CIVIL (Bacharelado)

40

integral

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (Bacharelado)

40

noturno

ENGENHARIA ELÉTRICA (Bacharelado)

40

integral

ENGENHARIA MECÂNICA (Bacharelado)

40

integral

FÍSICA (Licenciatura)

40

matutino

MATEMÁTICA (Licenciatura)

40

MATUTINO

TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

40

noturno

 

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE (CEPLAN) – SÃO BENTO DO SUL

CURSOS

VAGAS

TURNO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (Bacharelado)

40

noturno

TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO MOVELEIRA

30

noturno

 

 

 

 

 

CAMPUS III – PLANALTO SERRANO

 

CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS (CAV) – LAGES

CURSOS

VAGAS

TURNO (S)

AGRONOMIA (Bacharelado)

40

matutino e vespertino

ENGENHARIA AMBIENTAL (Bacharelado)

40

matutino e vespertino

ENGENHARIA FLORESTAL (Bacharelado)

40

matutino e vespertino

MEDICINA VETERINÁRIA (Bacharelado)

40

matutino e vespertino

 

 

CAMPUS IV – OESTE CATARINENSE

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE (CEO) – CHAPECÓ / PALMITOS / PINHALZINHO

CURSOS

VAGAS

TURNO

ENFERMAGEM – Ênfase em Saúde Pública (Bacharelado) – Palmitos

45

matutino e vespertino

ENGENHARIA DE ALIMENTOS (Bacharelado) – Pinhalzinho

45

noturno

ZOOTECNIA – Ênfase em Sistemas Orgânicos de Produção Animal (Bacharelado) – Chapecó

45

matutino e vespertino

 

CAMPUS V – VALE DO ITAJAÍ

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ALTO VALE DO ITAJAÍ  (CEAVI) – IBIRAMA

CURSOS

VAGAS

TURNO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Bacharelado)

40

noturno

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (Bacharelado)

40

noturno

 

CAMPUS VI – SUL CATARINENSE

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SUL (CERES) – LAGUNA

CURSOS

VAGAS

TURNO

ARQUITETURA E URBANISMO

50

Matutino/Vespertino

 

 

TOTAL DE VAGAS OFERECIDAS

 1.185

 

(1)       Aulas aos sábados, excepcionalmente.

(2)       Os estágios curriculares obrigatórios ocorrerão nos períodos matutino e vespertino, podendo, excepcionalmente, ser realizados no período noturno. 

(3)       Os estágios curriculares obrigatórios ocorrerão nos períodos vespertino e noturno, podendo, excepcionalmente, ser realizados no período matutino. 

(4)   A opção pela habilitação do curso de Pedagogia dar-se-á a partir da 6ª fase. Serão oferecidas cinco habilitações, dentre as seguintes: Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Administração Escolar, Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Magistério da Educação Infantil, nos termos da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UDESC, vigente à época da opção.

 

2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

 

2.1. A inscrição no Concurso Vestibular Vocacionado UDESC 2008/2 será realizada somente via internet.

 

2.2. Para realizá-la, o candidato deverá proceder da seguinte maneira:

 

a) entrar no site www.vestibular.udesc.br  no período de 24 de abril de 2008 até às 20h00min do dia 11 de maio de 2008, e escolher a opção desejada. Após ler o Requerimento de Inscrição e concordar, você deverá preencher todos os campos da Ficha de Inscrição.  Automaticamente todos os dados digitados serão visualizados para devida conferência. O próximo passo é preencher o questionário sócio-econômico. Lembre-se que as informações prestadas são de inteira responsabilidade do candidato;

b) imprimir o Comprovante de Requerimento de Inscrição;

c) imprimir o documento de arrecadação da Receita Estadual – DARE;

d) efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais), usando a guia DARE, até 12 de maio de 2008, nas agências bancárias conveniadas com a Secretaria Estadual da Fazenda (BRADESCO, BANCO DO BRASIL, ITAÚ e BESC), observando o horário de atendimento externo das agências ou via internet. Após efetuar o pagamento, o candidato receberá o comprovante respectivo, que deverá estar autenticado pelo sistema bancário.

 

O Comprovante de Requerimento de Inscrição e o Comprovante de Pagamento (DARE) são os documentos que efetivam a inscrição do candidato.

 

Atenção! Quando você for imprimir o DARE (a guia de pagamento) deverá observar as orientações de configuração de impressora para que o código de barras seja impresso de forma legível e na mesma página, caso contrário não conseguirá efetuar o pagamento.

 

2.3. O candidato beneficiado com isenção pelo critério “Sócio-Econômico” (o período de solicitação ocorreu de 25 de fevereiro a 07 de março de 2008, conforme Portaria nº 091/2008) deverá fazer sua inscrição exclusivamente pela modalidade Inscrição com isenção pelo critério sócio-econômico no endereço www.vestibular.udesc.br de 24 de abril até às 20h00min do dia 11 de maio de 2008. Os procedimentos para efetivação da inscrição são iguais aos do item 2.2, exceto quanto ao pagamento do DARE (boleto bancário).

 

2.4. A solicitação de isenção da taxa de inscrição pelo critério Doador de Sangue (Lei n.º 10.567/97)  ocorrerá de 14 a 18 de abril do 2008.

 

2.4.1. O candidato interessado deverá acessar o endereço www.vestibular.udesc.br, acessar Requerimento de ISENÇÃO PARA DOADOR DE SANGUE – imprimir, preencher e anexar o(s) comprovante(s) que demonstre(m) seu enquadramento nos termos da citada legislação.  A(s) declaração(ões), com a comprovação da condição de doador de sangue deverá(ão) ser expedida(s) pela entidade coletora oficial ou credenciada, discriminando a quantidade de doações e as datas correspondentes em que foram realizadas.

 

2.4.2. O candidato poderá entregar o Requerimento e seus Comprovantes na Coordenadoria de Vestibular/COVEST da UDESC, à Avenida Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi, Florianópolis – SC, CEP 88035-001, no período de 14 a 18 de abril de 2008, das 13:00 às 19:00h ou pelo correio via SEDEX, para o endereço acima, desde que postado até o dia 18 de abril de 2008.

 

2.4.3. A Coordenadoria de Vestibular/COVEST da UDESC publicará no site www.vestibular.udesc.br, no dia 29 de abril de 2008, a relação dos candidatos que tiveram seu pedido de  isenção para inscrição (doador de sangue) deferido.

 

2.4.4. O candidato beneficiado com isenção pelo critério “Doador de Sangue” deverá fazer sua inscrição exclusivamente pela modalidade Inscrição com isenção pelo critério doador de sangue no endereço www.vestibular.udesc.br de 29 de abril até às 20h00min do dia 11 de maio de 2008. Os procedimentos para efetivação da inscrição são iguais aos do item 2.2, exceto quanto ao pagamento do DARE (boleto bancário).

 

2.5. O candidato que não concluiu e que não concluirá o ensino médio (2º Grau ou equivalente) até a data da matrícula para ingresso no segundo semestre de 2008/2, conforme calendário acadêmico oficial da UDESC, deverá optar exclusivamente pela modalidade Inscrição por Experiência no endereço www.vestibular.udesc.br de 24 de abril até às 20h00min do dia 11 de maio de 2008. Os procedimentos para efetivação da inscrição são iguais aos do item 2.2.

 

2.6. A Coordenadoria do Vestibular da UDESC não se responsabilizará por solicitação de inscrição, via internet, não efetivada, por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores, de ordem técnica, que impossibilitem a transferência dos dados ou a impressão de documentos.

 

2.7. A inscrição somente será efetivada após a Coordenadoria do Vestibular da UDESC ser notificada pela Secretaria Estadual da Fazenda do pagamento da mesma.

2.8. Para efeito de inscrição, serão considerados documentos de identidade apenas a Carteira de Identidade original emitida pelas Secretarias de Segurança Públicas, ou Carteira de identidade original expedida pelas Forças Armadas (Ministério da Marinha, Exército e Aeronáutica), Bombeiro Militar de Santa Catarina ou pelo Ministério das Relações Exteriores, ou Cédula de Identificação original emitida por Conselho Profissional, desde que com foto, assinatura, data de expedição e a expressa indicação de sua validade em todo o território nacional.

 

2.8.1. Para candidato estrangeiro serão considerados documentos de identidade apenas a Carteira de Identidade, emitida pelo país de origem, ou o Passaporte.

 

2.9.Será automaticamente cancelada a inscrição do candidato que efetuar o pagamento da taxa de inscrição com cheque sem provisão de fundos ou com outra irregularidade que impossibilite o seu recebimento.

 

2.10. A inscrição ao Concurso Vestibular Vocacionado 2008/2 dará ao candidato o direito de fazer a escolha de apenas 01 (um) curso e respectiva habilitação.

2.11. Havendo mais de uma inscrição pelo mesmo candidato, valerá aquela cujo pagamento da taxa de inscrição seja a mais recente, cancelando-se as demais.

2.12. O candidato, ao requerer a inscrição, deverá optar por uma língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

 

2.13. O candidato que preencher, na Ficha de Inscrição, o campo “CÓDIGO DA SITUAÇÃO NO VESTIBULAR”, na opção não concluiu ou não concluirá o ensino médio até a data da matrícula para ingresso no segundo semestre de 2008/2, de acordo com o calendário acadêmico desta Universidade, serão caracterizados como candidatos por experiência, não concorrendo à classificação.

 

2.13.1. O candidato que ao preencher o campo “CÓDIGO DA SITUAÇÃO NO VESTIBULAR” faltar com a verdade, estará incorrendo em crime, conforme Art. 229 do Código Penal. 

 

2.13.2. Para os candidatos que estiverem realizando o vestibular por experiência, caso atinjam na 1ª Fase pontuação dentro da nota de corte, poderão participar da 2ª fase dentro do “código da situação no Vestibular” por experiência, não acarretando uma classificação final.

 

2.13.3. Para os candidatos que estiverem realizando o Vestibular 2008/2 por experiência, ou seja, que não concluíram ou que não concluirão o ensino médio (2º Grau ou equivalente) até a data da matrícula para ingresso no segundo semestre de 2008/2, de acordo com o calendário acadêmico desta Universidade não terão direito à classificação, mas, poderão consultar seu desempenho pelo site www.vestibular.udesc.br.

 

2.14. Não haverá devolução da taxa de inscrição.

 

2.15. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

3. DA CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO / LOCAL DE PROVA

3.1. O candidato que tiver sua inscrição deferida, terá seus dados cadastrados e o local da realização das provas publicados no site http://www.vestibular.udesc.br, – Confirmação de Inscrição/Local de Prova, a partir de 19 de maio de 2008, para as provas da 1ª Fase e a partir do dia 17 de junho de 2008, para as provas da 2ª Fase.

 

3.2. Será permitida retificação dos dados somente nos casos em que o candidato preencher incorretamente, no Requerimento de Inscrição, os campos: nome do candidato, data de nascimento, sexo, e-mail, identidade, CPF, situação no vestibular, endereço completo e telefone. A solicitação de retificação deverá ser feita por meio de requerimento “retificação de dados da inscrição”, disponível no site, e poderá ser encaminhada, via fax (48) 3334-0164 ou entregá-la no protocolo da UDESC (das 13 às 19 horas), à Av. Madre Benvenuta, nº 2007, Itacorubi, Florianópolis, impreterivelmente no período de 19 a 26 de maio de 2008.

 

3.3. Não será permitida retificação para os seguintes campos: cidade de prova, língua estrangeira e curso.

 

4. DAS PROVAS

4.1. As provas constituem-se de 02 (duas) fases, para todos os Cursos, sendo ambas ELIMINATÓRIAS e CLASSIFICATÓRIAS. 

4.2. PRIMEIRA FASE – Prova de Conhecimento Geral do Ensino Médio (Comum para todos os cursos).

 

4.2.1. Esta Fase terá duas etapas:

1ª Etapa

 

Prova Objetiva: composta de 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha, assim distribuídas:

Matemática – 15 (quinze) questões;

Biologia – 15 (quinze) questões;

História – 10 (dez) questões;

Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) – 10 (dez) questões;

Santa Catarina (Conhecimentos Gerais) – 10 (dez) questões.

2ª Etapa

Prova Objetiva: composta de 60 (sessenta) questões, objetivas de múltipla escolha assim distribuídas:

Física – 15 (quinze) questões;

Química – 15 (quinze) questões;

Geografia – 10 (dez) questões;

Português – 20 (vinte) questões.

4.2.2. Passarão para a Segunda Fase os candidatos classificados com maiores pontuações dentro do limite máximo, de até 04 (quatro) vezes o número de vagas do curso. Os demais estarão eliminados do concurso. Porém, se o número de candidatos for inferior a 04 (quatro) vezes o número de vagas, todos passarão para a Segunda Fase, à exceção dos eliminados por outras normas constantes deste edital.

Por exemplo: O curso de Engenharia Civil oferece 40 (quarenta) vagas, assim sendo, 40 (número de vagas) X 4 = 160, ou seja, 160 (cento e sessenta) candidatos passarão para a segunda fase.

 

4.2.2.1. Todos os candidatos que obtiverem a mesma pontuação na última posição de classificação (empate) serão admitidos à Segunda Fase do Concurso Vestibular 2008/2, ainda que ultrapasse o limite previsto.

4.3. SEGUNDA FASE – Essa fase acontecerá em duas etapas e será composta de Prova de Redação e Prova de Conhecimento Específico, aplicadas aos dois grupos de cursos que seguem:

 
PRIMEIRO GRUPO DE CURSOS

Cursos

Disciplinas

Administração

Matemática, Geografia e História

Administração de Serviços Públicos

Matemática, Geografia e História

Agronomia

Biologia, Química e Matemática

Ciência da Computação

Matemática e Física

Ciências Contábeis

Matemática

Ciências Econômicas

Matemática, Geografia e História

Educação Física

Biologia, Química e Física

Enfermagem – Ênfase em Saúde Pública

Biologia, Física e Química

Engenharia Ambiental

Matemática, Física e Química

Engenharia Civil

Matemática, Física e Química

Engenharia de Alimentos

Matemática, Física e Química

Engenharia de Produção e Sistemas

Matemática e Física

Engenharia Elétrica

Matemática, Física e Química

Engenharia Florestal

Biologia, Química e Matemática

Engenharia Mecânica

Matemática, Física e Química

Física

Matemática, Física e Química

Fisioterapia

Biologia, Física e Química

História

Língua Portuguesa, Geografia e História

Matemática

Matemática e Física

Medicina Veterinária

Biologia e Química

Pedagogia

Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia

Sistemas de Informação

Matemática

Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas

Matemática e Física

Tecnologia em Produção Moveleira

Matemática, Física e Química

Zootecnia – Ênfase em Sistemas Orgânicos de Produção Animal

Biologia, Química e Matemática

 

 

1ª Etapa

 

Prova de RedaçãoDissertação (tema relacionado ao Curso para o qual o candidato estiver concorrendo), avaliada sob dois enfoques, pertinência do tema e padrões normativos da língua (que gerarão notas específicas do mesmo peso para a composição da média final) e

Prova de Conhecimento Específicocomposta por 02 (duas) questões discursivas, conforme programa contido neste Edital.   

2ª Etapa

 

Prova de Conhecimento Específicocontendo 04 (quatro) questões discursivas, conforme programa contido nesse Edital.

 

SEGUNDO GRUPO DE CURSOS

Cursos

Disciplinas

Arquitetura e Urbanismo

Matemática, História da Arte e Desenho de Observação

 

1ª Etapa

Prova de RedaçãoDissertação (tema relacionado ao Curso para o qual o candidato estiver concorrendo), avaliada sob dois enfoques, pertinência do tema e padrões normativos da língua (que gerarão notas específicas de mesmo peso para a composição da média final) e

Prova de Conhecimento Específicocomposta por 02 (duas) questões discursivas, conforme programa contido neste Edital.   

2ª Etapa

 

Prova de Conhecimento Específico, contendo 03 (três) questões discursivas e 01 (uma) questão de habilidade específica (desenho de observação), conforme programa contido neste Edital.

 

 

5. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

 

5.1. Nos dias da realização das provas será permitido o ingresso dos candidatos aos locais de prova a partir das 08h00min e encerrando pontualmente às 08h50min e no período vespertino das 14h00min às 14h50min. O intervalo de 10 (dez) minutos ao início de cada período, das 8h 50min às 09h00min, e das 14h50min às 15h00min, será reservado para preparação e entrega dos materiais de prova e finalização dos preparativos para sua aplicação. Nesse intervalo, o candidato deverá conferir seus dados no material de prova (cartão-resposta, folhas de respostas e folha de redação). Nesse intervalo não será autorizada a resolução de questões ou leitura do caderno de provas.

 

5.2. As provas serão realizadas nas seguintes datas e horários:

5.1.1. PRIMEIRA FASE

1ª Etapa – Dia 01 de junho de 2008, das 9h 00min às 12h 30min.

2ª Etapa – Dia 01 de junho de 2008, das 15h 00min às 18h 30min.

 

5.1.2. SEGUNDA FASE

1ª Etapa – Dia 22 de junho de 2008, das 9h 00min às 12h 30min.

 2ª Etapa – Dia 22 de junho de 2008, das 15h 00min às 18h 30min.

 

5.1.3. Cada fase terá a duração de 03 (três) horas e 30 (trinta) minutos.

 

5.2. Para a realização das provas, o candidato deverá estar no local indicado com, no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência, munido do seu documento original de identidade;

 

5.2.1. Para fins do Concurso Vestibular Vocacionado objeto deste Edital, considera-se documento de identidade válido para permitir o ingresso do candidato em seu local de prova, no impedimento da apresentação do documento original de identidade:

a)    Carteira de Identidade original emitida pelas Secretarias de Segurança Públicas, ou

b)    Carteira de identidade original expedida pelas Forças Armadas (Ministério da Marinha, Exército e Aeronáutica), Bombeiro Militar de Santa Catarina ou pelo Ministério das Relações Exteriores, ou

c)    Cédula de Identificação original emitida por Conselho Profissional, desde que com foto, assinatura, data de expedição e a expressa indicação de sua validade em todo o território nacional ou

d)    Passaporte, ou

e)    Carteira Nacional de Habilitação original expedida a partir de 1997 (com foto), ou

f)      Carteira de Trabalho;

g)    Boletim de Ocorrência, por motivo de perda, roubo ou extravio, emitido por autoridade policial (desde que não exceda 30 (trinta) dias de sua emissão).

 

5.2.2.Para candidato estrangeiro, serão considerados documentos de identidade apenas a Carteira de Identidade emitida pelo país de origem ou o Passaporte.

5.3. A documentação, os horários, os períodos e os locais de realização das provas deverão ser rigorosamente seguidos pelo candidato, sob pena de sua exclusão do Concurso Vestibular Vocacionado UDESC 2008/2.

5.4. As provas serão realizadas nas seguintes cidades e locais:

CIDADE
LOCAL

 

CHAPECÓ

Colégio Bom Pastor

Rua Coronel Fernando Machado, 108 E – Centro

Colégio Estadual Marechal Bormann

Travessa Brasil, 31 D – Centro

JOINVILLE

UDESC – Joinville/ Centro de Ciências Tecnológicas

Campus Universitário – Bairro Bom Retiro

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Escola de Educação Básica Presidente João Goulart

Rua 1500, nº 640 – Balneário Camboriú

FLORIANÓPOLIS

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Campus Universitário – Bairro Trindade

IBIRAMA

UDESC – Ibirama / Centro Educacional do Alto Vale do Estado

Av. Dr. Getúlio Vargas, 2822 – Bela Vista

LAGES

UDESC – Lages / Centro de Ciências Agroveterinárias

        Av. Luiz de Camões, 2090 – Bairro Conta Dinheiro

LAGUNA

Escola de Ensino Médio Almirante Lamego

Rua Celso Ramos, 96 – Centro – Laguna

SÃO BENTO DO SUL

UDESC – São Bento / Centro de Ciências Tecnológicas

Rua Luis Fernando Hastreiter, 180 – Bairro Centenário

 

5.4.1. O candidato somente poderá realizar as provas na cidade por ele indicada no Requerimento de Inscrição.

 

5.4.2. Não será permitido a qualquer candidato realizar as provas fora das dependências definidas pela Coordenadoria de Vestibular da UDESC.

 

5.5. Para realização das provas, o candidato deverá apresentar-se munido de caneta esferográfica com tinta na cor azul ou preta. Não terão validade, sob hipótese alguma, questões desenvolvidas e respondidas a lápis (sejam dissertativas ou objetivas), sendo que as questões assim respondidas serão consideradas integralmente nulas, sem qualquer possibilidade de recurso ou revisão, exceto para os cursos de Arquitetura e Urbanismo quando se tratar de questão de desenho de observação.

 

5.5.1. Exclusivamente, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo os candidatos deverão portar também para a realização da prova de Conhecimento Específico, os seguintes materiais:

 

Ø     01 (um) lápis HB

Ø     01 (um) lápis 6B

Ø     01 (uma) borracha plástica branca

Ø     01 (um) apontador

Ø     canetas esferográficas nas cores azul ou preta 

 

5.6. O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para o cartão-resposta com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. O cartão-resposta será o único documento válido para efeito de pontuação do candidato das provas objetivas e seu preenchimento será de inteira responsabilidade do candidato. Em nenhuma hipótese haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento.

 

5.6.1. O cartão-resposta deverá ser preenchido dentro do tempo de duração da prova.

 

5.6.2 A redação e as respostas das questões discursivas deverão ser transcritas (com seu desenvolvimento completo) na folha de redação e nas folhas de respostas definitivas, respectivamente, dentro do tempo de duração da prova, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, salvo as questões que exijam a utilização dos materiais listados no item 5.5.1.

 

5.7. O candidato só poderá entregar sua prova após 60 (sessenta) minutos do início da mesma.

 

5.8. Para fins de segurança, os 03 (três) últimos candidatos somente poderão entregar e retirar-se da sala de prova simultaneamente.

5.9. O candidato não poderá sair da sala de prova com qualquer material de prova, exceto o quadro para marcação de gabarito.

 

5.10. Para assegurar a lisura do Concurso Vestibular Vocacionado, a UDESC poderá, a qualquer momento, proceder à autenticação digital do cartão-resposta personalizado ou das folhas de respostas das questões discursivas e de redação, inclusive quando da matrícula dos classificados.

 

5.11. O candidato, durante a realização das provas, não poderá comunicar-se com outro(s) candidato(s), bem como consultar material didático-pedagógico; não poderá estar usando, óculos escuros, cachecol, boné, chapéu, ou outra cobertura similar, relógio (digital ou analógico), celular, pager, palm, calculadora, bip, MP3-player ou outro equipamento eletro-eletrônico, bem como qualquer tipo de arma.

 

5.11.1. Caso o candidato esteja portando algum dos objetos acima, os mesmos deverão ser deixados à frente de sala antes do início da prova e, no caso dos objetos eletro-eletrônicos deverão estar desligados.

 

5.11.1.1. A Coordenadoria do Vestibular da UDESC não se responsabilizará pelo extravio de quaisquer objetos ou valores portados pelos candidatos durante o Concurso Vestibular. É de inteira responsabilidade do candidato a guarda desses objetos, uma vez que é expressamente proibido seu uso.

 

5.12. O candidato militar, policial civil, policial federal ou policial rodoviário federal, estando ou não em serviço, não poderá entrar no recinto de provas portando qualquer tipo de arma.

 

5.13. O candidato que desacatar os itens 5.10, 5.10.1 e 5.11, durante a realização das provas ou a qualquer momento, praticar atos que atentem contra a disciplina e seu comportamento estiver fora das normas de segurança desse Concurso Vestibular, figurando uma atitude suspeita, será encaminhado à Coordenação Local do Concurso, podendo, se comprovado os fatos, ser eliminado do referido certame.

 

5.13.1. O candidato que for eliminado ficará impedido de continuar a realização das provas, tendo sua inscrição cancelada.

5.14. Para garantir a lisura e a segurança, durante o Concurso, serão usados detectores de metal nos banheiros, corredores e/ou em salas de prova.

6. AVALIAÇÃO DAS PROVAS E CLASSIFICAÇÃO

6.1. A prova da Primeira Fase - constituída de 120 (cento e vinte) questões objetivas, versará sobre conhecimento geral do Ensino Médio e será avaliada na escala de 0 (zero) a 120 (cento e vinte). Todas as questões terão o mesmo peso, totalizando o máximo de 120 (cento e vinte) pontos.

6.1.1. Será atribuída pontuação 0 (zero) à(s) questão(ões) da Prova Objetiva:

a) Assinalada(s) no cartão-resposta, que não corresponda(m) ao Gabarito Oficial do Concurso Vestibular Vocacionado UDESC 2008/2;

b) Assinalada(s) no cartão-resposta que contenha(m) emenda(s) e/ou rasura(s), ainda que legível(eis);

c) Que contenha(m) mais de uma opção de resposta assinalada no cartão-resposta;

d) Que não estiver(em) assinalada(s) no cartão-resposta;

e) Cuja(s) resposta(s) for(em) preenchida(s) fora das especificações do cartão-resposta, ou seja, preenchidas a lápis, com caneta não esferográfica ou com caneta esferográfica de tinta de cor diferente de  azul ou preta, ou, ainda, com marcação diferente da indicada no modelo previsto no cartão.

6.2. A prova da Segunda Fase, (específica de acordo com cada curso) será composta por uma Prova de Redação e uma Prova de Conhecimento Especifico.

 

Prova de Redaçãoserá avaliada quanto à pertinência do tema (Nota I) e aos padrões normativos da língua culta, em sua forma escrita (Nota II). A Prova de Redação terá como pontuação final, a média entre Nota I e Nota II.

Nota I: No tocante à pertinência do tema, a Redação receberá pontos na escala de 0 (zero) a 30 (trinta).

Nota II: No tocante aos padrões normativos da língua culta, a Redação receberá pontos na escala de 0 (zero) a 30 (trinta).

6.2.1 Será atribuída pontuação 0 (zero) às Redações:

a)       escritas a lápis;

b)       que não tiverem  desenvolvidas na folha definitiva de resposta;

c)       que não observem o limite mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas;

d)       que não atendam à forma solicitada (dissertação) e

e)       que obtiver pontuação zero na nota I e/ou na nota II.

 

Prova de Conhecimento Específicocomposta por 06 (seis) questões.

 

Cada questão da Prova de Conhecimento Específico receberá pontos na escala de 0 (zero) a 15 (quinze).

 

A pontuação da Prova de Conhecimento Específico poderá atingir o máximo de 90 (noventa) pontos e será o somatório da pontuação das 06 (seis) questões que compõem as 1ª e 2ª Etapas.

 

6.2.2. Será atribuída a pontuação 0 (zero) à(s) questão(ões) da prova de conhecimento específico:

 

a)       Escritas a lápis (exceto para os cursos de Arquitetura e Urbanismo quando se tratar de questão de desenho de observação);

b)       que não tiver(em) resposta(s)  registrada(s)  na(s) folha(s) definitiva(s) de resposta;

c)       que não tiver(em) o desenvolvimento da(s) resposta(s) transcrita(s) na(s) folha(s) definitiva(s) de resposta(s) e nos espaço(s) específico(s) para cada questão.

 

6.3. Desempenho do CandidatoSerá a soma dos pontos por ele obtidos, dividindo-se esse valor pela pontuação máxima nas provas previstas para o curso, e multiplicando-se o resultado por 100 (cem).

A pontuação final será expressa com 4 (quatro) decimais.

Ø     A prova da Primeira Fase, constituída de 120 (cento e vinte) questões, valerá, no máximo, 120 (cento e vinte) pontos;

Ø     A Prova de Redação, da Segunda Fase, valerá, no máximo, 30 (trinta) pontos;

Ø     A Prova de Conhecimento Específico, da Segunda Fase, valerá, no máximo 90 (noventa) pontos;

Ø     A pontuação máxima será de 240 (duzentos e quarenta) pontos Þ 120 (cento e vinte) das questões objetivas + 30 (trinta) da Prova de Redação + 90 (noventa) da Prova de Conhecimento Específico.

Exemplo: se o candidato fez 180 (cento e oitenta) pontos no total (prova objetiva + prova de redação + prova de conhecimento específico), ele terá como desempenho 75 (setenta e cinco) pontos. 

180  x 100 = 75 pontos

240

 

6.4. Em caso de anulação de alguma questão objetiva, a mesma será computada como acerto total para todos os candidatos.

 

6.4.1. Em caso de anulação de alguma questão dissertativa, a mesma será computada como acerto total para todos os candidatos do respectivo curso.

 

6.5. Critério de Desempate – Os candidatos não eliminados serão classificados em ordem decrescente da média obtida, sendo adotados, na ordem apresentada, os seguintes critérios de desempate:

 

(a)     Nota da Prova de Conhecimento Específico;

(b)     Nota I da Prova de Redação (Pertinência do Tema);

(c)     Nota da Prova Objetiva;

(d)     Nota II da Prova de Redação (Padrões Normativos da Língua culta);

(e)     Idade, em ordem decrescente.

 

7. DOS RECURSOS

 

7.1. Os candidatos poderão interpor recursos da divulgação do gabarito da 1ª fase, do resultado da 2ª fase do Vestibular e/ou requerer vistas das provas, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia subseqüente a data de divulgação dos resultados de cada uma das respectivas fases.

 

7.1.1. Não serão fornecidas originais ou cópias das provas e/ou dos cartões-resposta.   

 

7.2. Os recursos deverão ser entregues pessoalmente ou enviados via SEDEX à Coordenadoria do Vestibular da UDESC, localizada na Avenida Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, contendo o nome completo, número de inscrição, endereço para correspondência, nome do curso a que concorre, fase e etapa do vestibular, especificação da questão objeto do recurso, com exposição de motivos e fundamentação que aponte as circunstâncias que a justifique, conforme modelo constante no site.  Os recursos que não estiverem de acordo com as especificações acima serão terminantemente indeferidos.

7.2.1.Cada recurso deverá ser referente a uma única questão.

 

7.3. Não serão admitidos, em nenhuma hipótese, recursos via fax e/ou pelo correio eletrônico ou qualquer outro meio que não o previsto nesse edital.

 

7.4. Os recursos deverão ser legíveis e estar dentro do prazo estabelecido no item 7.1.

 

7.4.1. O recurso interposto fora do prazo não será conhecido, sendo observado para cômputo do prazo do recurso a data do protocolo ou a data de postagem (carimbo) do correio.

 

7.5. Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos dispositivos aqui estabelecidos.

 

7.6. A Coordenadoria do Vestibular da UDESC é a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão outros recursos.

 

 

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

8.1. A Coordenadoria do Vestibular da UDESC divulgará, sempre que necessário, avisos oficiais sobre o Concurso Vestibular Vocacionado UDESC 2008/2.

 

8.2. Além das informações contidas no presente Edital, outras poderão constar no documento de Confirmação de Inscrição, bem como na folha de rosto do caderno de provas, fazendo parte integrante deste Edital.

 

 8.3. Todo documento referente a desempenho, classificação e pontuação de candidatos só terá validade legal, desde que, expedido e devidamente assinado, pela Coordenadoria do Vestibular da UDESC.

 

8.4. A divulgação da lista dos classificados (resultado final do Concurso Vestibular 2008/2), em primeira chamada, será até o dia 09 de julho de 2008, às 16 (dezesseis) horas, na Reitoria da   UDESC, na Av. Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi – Florianópolis/SC e pelo site: www.vestibular.udesc.br.

 

8.5. A data de matrícula dos classificados, em primeira chamada, seguirá o calendário acadêmico oficial/2008 da UDESC. A matrícula deverá ser efetivada na respectiva Secretaria do Centro de Ensino da UDESC, no Curso para o qual o candidato foi classificado.

 

8.6. Caso não haja preenchimento das vagas oferecidas em primeira chamada, caberá à Universidade do Estado de Santa Catarina proceder a novas chamadas, obedecendo à ordem de classificação dos candidatos, mediante convocação, via telegrama e publicação na internet, no site www.vestibular.udesc.br.

 

8.7. No ato da matrícula, o candidato classificado ou seu procurador legalmente constituído (Procuração Privada), deverá apresentar os seguintes documentos:

a)    Diploma ou certificado de conclusão do ensino médio ou terceiro grau (duas cópias autenticadas);

b)    Histórico escolar (original e uma cópia);

c)    Título de eleitor (uma cópia);

d)    Certidão de nascimento ou de casamento (duas cópias);

e)    Certificado de alistamento militar ou Certificado de reservista, no caso de alunos do sexo masculino (uma cópia);

f)      CPF (uma cópia);

g)    Carteira de identidade (duas cópias);

h)    Comprovante de vacinação contra rubéola, para candidato do sexo feminino com idade até 40 anos, nos termos da Lei Estadual nº 10.196 de 24/07/96 (uma cópia autenticada);

i)      Atestado médico comprobatório de sua condição de saúde, especificando sua aptidão à prática de exercícios físicos para cursar a disciplina Educação Física Curricular;

j)      Duas fotos 3x4 (recentes);

k)    Para candidato estrangeiro além dos documentos elencados acima, apresentar, também, Carteira de Identidade emitida pelo país de origem ou o Passaporte, visto temporário ou permanente, emitido pela Polícia Federal, devendo ficar comprovada a sua situação regular no país.

 

8.8. Os documentos referentes à conclusão do ensino médio ou equivalente, ou terceiro grau ou equivalente; os realizados no Exterior devem ser revalidados e ou reconhecidos na forma da Lei, condição sem a qual não serão aceitos para efetivar o ato de matrícula.

 

8.9. O candidato classificado ao Curso de Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física, além dos documentos comuns aos demais cursos, deverá apresentar, até o primeiro dia de aula do segundo semestre de 2008, os exames médicos abaixo relacionados:

a)         Parasitológico de fezes;

b)         Parcial de urina;

c)         Hemograma;

d)         Sorologia para Lues;

e)         Atestado médico comprobatório de sua condição de saúde, especificando sua aptidão à prática de exercícios físicos.

 

8.10. Se o candidato classificado deixar de comparecer à matrícula, ou não apresentar a documentação exigida, nas datas estabelecidas no Calendário Acadêmico 2008 desta Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, perderá o direito à vaga.

 

8.11. O Concurso Vestibular Vocacionado 2008/2 terá caráter experimental para o candidato que não concluiu e que não concluirá o ensino médio até a data de matrícula, não cabendo reserva da referida vaga.

 

8.12. Nos termos da Resolução Nº 021/2001 – CONSEPE, perderá direito à vaga e o vínculo com a Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC o candidato que, aprovado e classificado em Concurso Vestibular, não comparecer, sem justificativa documentada, a nenhuma aula das previstas para as 02 (duas) primeiras semanas do período letivo de seu ingresso.  Tal condição autorizará a Universidade a proceder a Chamada do aluno classificado em posição imediatamente subseqüente à do último chamado até aquela data.

 

8.13. Conforme disposto na Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, no § 5º, art. 5º, deverá o estudante de ensino superior realizar o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) que é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.

 

8.14. O Concurso somente será válido para a matrícula no segundo semestre letivo de 2008, nos termos deste Edital.

 

8.15. Será eliminado do Concurso Vestibular Vocacionado o candidato que:

 

a)       Faltar a qualquer uma das etapas da Primeira Fase;

b)       Faltar a qualquer uma das etapas da Segunda Fase;

c)       Obtiver Pontuação 0 (zero) na Prova Objetiva e/ou na Nota I da Prova de Redação (Pertinência do Tema) e/ou na Nota II da Prova de Redação (Padrões Normativos da Língua Culta) e/ou na Prova de Conhecimento Específico;

d)       Prestar, em qualquer etapa do concurso, declaração falsa ou inexata;

e)       Comportar-se de maneira inadequada ou descortês com qualquer membro da equipe encarregada pela realização das provas;

f)         Usar, durante a aplicação das provas, qualquer equipamento eletro-eletrônico, máquinas de calcular ou equipamentos similares, livros, dicionários, notas ou impressos que não forem expressamente permitidos;

g)       For surpreendido, durante a aplicação das provas, em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

h)       For responsável por falsa identificação pessoal;

i)         Ausentar-se da sala durante a realização das provas, sem a devida autorização para tal;

j)         Recusar-se a proceder à autenticação digital das Folhas de respostas (Prova Discursiva e Prova de Redação) e Cartão-resposta, se solicitado;

k)       Não devolver o material de prova ou atentar contra a integridade deste Concurso Vestibular;

l)         Praticar atos contra as normas contidas neste Edital.  

 

8.16. No caso de alteração de endereço residencial, endereço eletrônico, ou telefone, o candidato deverá, imediata e obrigatoriamente, comunicar à Coordenadoria do Vestibular da UDESC, na Av. Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi – Florianópolis/SC.

 

8.17. O candidato que necessitar de condição especial para realização das provas, deverá apresentar Requerimento (conforme modelo constante no site www.vestibular.udesc.br) para a Coordenadoria do Vestibular da UDESC, na Av. Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi – Florianópolis/SC, CEP 88035-001, por ocasião da inscrição (24 de abril a 12 de maio de 2008), indicando as condições especiais e juntando fotocópia do seu comprovante de inscrição e atestado médico original, (exames não serão aceitos). Caberá a Coordenadoria do Vestibular da UDESC a análise e deferimento da solicitação.

 

8.17.1. O candidato deficiente auditivo, usuário de aparelho auricular, deverá comprovar sua necessidade, pelo Laudo médico (original), anexado a Requerimento (conforme modelo constante no site www.vestibular.udesc.br) entregando-os à Coordenadoria do Vestibular da UDESC, na Av. Madre Benvenuta, nº 2007, Itacorubi, Florianópolis, no período de 24 de abril a 12 de maio de 2008, visto que a Coordenação Local, para garantir a lisura e segurança durante o Concurso, fará uso de detectores de metal nos banheiros, corredores e/ou salas de prova. Caso contrário esse candidato não poderá realizar as provas portando o referido aparelho.

 

8.17.2. As condições especiais requeridas serão atendidas obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade.

 

8.18. Com base no artigo 207 da Constituição da República Federativa do Brasil, a Coordenadoria do Vestibular da UDESC reserva-se o direito de manter os cartões respostas e folhas respostas  sob sua guarda por um período de 120 dias a contar da divulgação dos resultados do Concurso Vestibular Vocacionado 2008/2 da UDESC. Após esse período as mesmas serão descartadas. 

 

8.19. Casos omissos serão resolvidos pela Coordenadoria do Vestibular da UDESC.

 

8.20. Fica eleito o Foro de Florianópolis para dirimir todo e qualquer problema decorrente do presente Edital.

 

Florianópolis, 24 de abril de 2008.

 

 

 

Professor Sebastião Iberes Lopes de Melo

                 Reitor da UDESC