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INFORMAÇÕES - CONCURSO VESTIBULAR UDESC 2008/2

INFORMAÇÕES - CONCURSO VESTIBULAR UDESC 2009/1

 

 

 

1.      Qual é o período de inscrições para o Vestibular UDESC 2009/1?

 

 As inscrições para o Vestibular UDESC 2009/1 estarão abertas no período de 05 de setembro a 05 de outubro de 2008.

 

 

2.      Como as inscrições podem ser feitas?

 

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via Internet através do site www.vestibular.udesc.br. Preste muita atenção ao digitar suas informações pessoais ou selecionar as opções oferecidas nos campos do requerimento de inscrição. Lembre-se de que você é responsável por tais informações. 

 

3.      Qual é o valor da inscrição?

 

O valor da inscrição é de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais). O pagamento deve ser feito nas agências bancárias conveniadas com a Secretaria Estadual da Fazenda (BRADESCO, BANCO DO BRASIL, BESC e ITAÚ), observando o horário de atendimento externo das agências ou via internet. Após efetuar o pagamento, o candidato receberá o comprovante respectivo, que deverá estar autenticado pelo sistema bancário.

O Comprovante de Inscrição juntamente com comprovante de pagamento (DARE) comprovam a inscrição do candidato.

 

 

4.      Como proceder para fazer a inscrição?

 

a) entrar no site www.vestibular.udesc.br no período de 05 de setembro de 2008 até às 20h00min do dia 05 de outubro de 2008, e escolher a opção desejada. Após ler o Requerimento de Inscrição e concordar, preencher todos os campos da Ficha de Inscrição.  Automaticamente todos os dados digitados serão visualizados para devida conferência. O próximo passo é preencher o questionário sócio-econômico. Lembre-se que as informações prestadas são de inteira responsabilidade do candidato;

b) imprimir o Comprovante de Requerimento de Inscrição;

c) imprimir o documento de arrecadação da Receita Estadual – DARE;

d) efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais), usando a guia DARE, até 06 de outubro de 2008, nas agências bancárias conveniadas com a Secretaria Estadual da Fazenda (BRADESCO, BANCO DO BRASIL, ITAÚ e BESC), observando o horário de atendimento externo das agências ou via internet. Após efetuar o pagamento, o candidato receberá o comprovante respectivo, que deverá estar autenticado pelo sistema bancário.

 

O Comprovante de Requerimento de Inscrição e o Comprovante de Pagamento (DARE) são os documentos que efetivam a inscrição do candidato.

 

Atenção! Quando você for imprimir o DARE (a guia de pagamento) deverá observar as orientações de configuração de impressora para que o código de barras seja impresso de forma legível e na mesma página, caso contrário não conseguirá efetuar o pagamento.

5.      Como faço para obter a isenção da taxa de inscrição pelo critério sócio-econômico?

 

O período de solicitação ocorreu de 1º a 28 de julho de 2008, conforme Portaria nº 507/2008.

 

 

6.      Como deve ser realizada a inscrição do candidato que obteve isenção da taxa de inscrição pelo critério sócio-econômico?

 

O candidato beneficiado com isenção pelo critério “Sócio-Econômico” deverá fazer sua inscrição exclusivamente pela modalidade Inscrição com isenção pelo critério sócio-econômico no endereço www.vestibular.udesc.br de 05 de setembro até às 20h00min do dia 05 de outubro de 2008. Os procedimentos para efetivação da inscrição são iguais aos do item 2.2, exceto quanto ao pagamento do DARE (boleto bancário).

 

 

7.      Como faço para obter a isenção da taxa de inscrição amparado pela Lei n.º 10.567/97 (doador de sangue)?

 

A solicitação de isenção da taxa de inscrição pelo critério Doador de Sangue (Lei n.º 10.567/97)  ocorreu de 1º a 25 de agosto do 2008, conforme Portaria 654/08.

 

 

8.      Como deve ser realizada a inscrição do candidato que obteve isenção da taxa de inscrição amparado pela Lei n.º 10.567/97 (doador de sangue)?

 

O candidato beneficiado com isenção pelo critério “Doador de Sangue” deverá fazer sua inscrição exclusivamente pela modalidade Inscrição com isenção pelo critério doador de sangue no endereço www.vestibular.udesc.br de 05 de setembro até às 20h00min do dia 05 de outubro de 2008. Os procedimentos para efetivação da inscrição são iguais aos do item 2.2, exceto quanto ao pagamento do DARE (boleto bancário).

 

 

9.      Como faço para imprimir a 2ª Via do Requerimento de Inscrição e da Guia DARE?

 

O candidato interessado deverá acessar o endereço www.vestibular.udesc.br.  Na opção Busca 2ª Via Requerimento da Inscrição ou Busca 2ª Via Guia DARE.

 

 

10.  Qual o procedimento se for extraviado o documento de identidade?

 

Registre a ocorrência (faça um Boletim de Ocorrência em uma Delegacia) e mantenha-o em seu poder e vá providenciando o pedido de nova documentação. No dia da prova, leve o B.O. Observe que seja recente (máximo de 30 dias após a ocorrência), pois caso contrário, não poderá realizar a prova. 

 

 

11. Em quais cidades as provas serão realizadas?

As provas serão realizadas nas seguintes cidades e locais:

 

CIDADE
LOCAL

 

CHAPECÓ

Colégio Bom Pastor

Rua Coronel Fernando Machado, 108 E – Centro

Colégio Estadual Marechal Bormann

Travessa Brasil, 31 D – Centro

JOINVILLE

UDESC – Joinville/ Centro de Ciências Tecnológicas

Campus Universitário – Bairro Bom Retiro

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Escola de Educação Básica Presidente João Goulart

Rua 1500, nº 640 – Balneário Camboriú

FLORIANÓPOLIS

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Campus Universitário – Bairro Trindade

IBIRAMA

UDESC – Ibirama / Centro Educacional do Alto Vale do Estado

Av. Dr. Getúlio Vargas, 2822 – Bela Vista

LAGES

UDESC – Lages / Centro de Ciências Agroveterinárias

        Av. Luiz de Camões, 2090 – Bairro Conta Dinheiro

LAGUNA

Escola de Ensino Médio Almirante Lamego

Rua Celso Ramos, 96 – Centro – Laguna

SÃO BENTO DO SUL

UDESC – São Bento / Centro de Educação do Planalto Norte

Rua Luis Fernando Hastreiter, 180 – Bairro Centenário

 

 

12.  O que deve fazer o candidato que necessitar de condições especiais para realização das provas? 

 

·         O candidato que necessitar de condição especial para realização das provas, deverá apresentar Requerimento (conforme modelo constante no site do Vestibular) para a Coordenadoria do Concurso Vestibular Vocacionado UDESC, à Av. Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi – Florianópolis/SC, CEP 88035-001, ou pelo Fone/Fax (48) 3321-8056, por ocasião da inscrição (de 05 de setembro a 05 de outubro), indicando as condições especiais necessárias para realização da prova e juntando fotocópia do seu comprovante de inscrição e atestado médico (original), quando for o caso. Caberá a Coordenadoria do Vestibular Vocacionado UDESC a análise e deferimento da solicitação.

 

·         O candidato deficiente auditivo, usuário de aparelho auricular, deverá comprovar sua necessidade, pelo Laudo médico (original), anexado a Requerimento (conforme modelo constante no site do vestibular) entregando-os à Coordenadoria do Vestibular da UDESC, na Av. Madre Benvenuta, nº 2007, Itacorubi, Florianópolis, no período de 05 de setembro a 05 de outubro de 2008, visto que a Coordenação Local, para garantir a lisura e segurança durante o Concurso, fará uso de detectores de metal nos banheiros, corredores e/ou salas de prova. Caso contrário esse candidato não poderá realizar as provas portando o referido aparelho.

 

 

13. Quando as provas serão realizadas?

 

As provas constituem-se de 02 (duas) fases, para todos os Cursos, sendo ambas ELIMINATÓRIAS e CLASSIFICATÓRIAS. 

 

 

PRIMEIRA FASE (Comum para todos os cursos)

 

Fechamento dos portões:

  • 1ª Etapa – Dia 09/novembro/2008, das 8h 50min.
  • 2ª Etapa – Dia 09/novembro/2008, das 14h 50 min.

 

Horário das Provas:

  • 1ª Etapa – Dia 09/novembro/2008, das 9h 00min. às 12h 30min.
  • 2ª Etapa – Dia 09/novembro/2008, das 15h 00 min. às 18h 30min.

 

SEGUNDA FASE

Ø       (Exceto para curso de Música Licenciatura e Bacharelado Opções: Piano, Violino/Viola/Violoncelo, Violão e Teatro)

 

Fechamento dos portões:

  • 1ª Etapa – Dia 30/novembro/2008, das 8h 50min
  • 2ª Etapa – Dia 30/novembro/2008, das 14h 50 min

 

Horário das Provas:

  • 1ª Etapa – Dia 30/novembro/2008, das 9h 00min. às 12h 30min.
  • 2ª Etapa – Dia 30/novembro/2008, das 15h 00min. às 18h 30min.

 

(Exclusivamente para os cursos de Música Licenciatura e Bacharelado Opções: Piano, Violino/Viola/Violoncelo, Violão e Teatro).

  • 1ª EtapaDia 23/novembro/2008 O horário será comunicado na confirmação da inscrição.
  • 2ª Etapa – Dia 30/novembro/2008, das 8h 50min. (Fechamento dos Portões) e das 9h 00min. às 12h 30 min. (Horário das Provas)

 

* Para os cursos de Música (Licenciatura e Bacharelado) a Segunda Fase será realizada em dois dias: 23 de novembro/2008 (1ª Etapa) – Prova Prática – O horário será pré-fixado por ocasião da confirmação da inscrição e 30 de novembro/2008 (2ª Etapa) – Prova de Teoria Musical – terá a duração de 03 (três) horas e 30 (trinta) minutos no período matutino das 9h00min às 12h30min.  

 

** Para os curso de Teatro a Segunda Fase será realizada em dois dias: 23 de novembro/2008 (1ª Etapa) – Prova Prática de Habilidade Específica – O horário será pré-fixado por ocasião da confirmação da inscrição e 30 de novembro/2008 (2ª Etapa) – Prova de Teoria – História da Arte – terá a duração de 03 (três) horas e 30 (trinta) minutos no período matutino das 9h00min às 12h30min.  

 

 

14. Como fazer a confirmação de inscrição e saber meu local de prova?

 

A confirmação do local de prova da 1ª fase estará disponível no site www.vestibular.udesc.br a partir de 20 de outubro de 2008. Para a 2ª fase estarão disponíveis a partir de 24 de novembro de 2008. Observar que os locais de prova são diferentes na 1ª e na 2ª fase do Vestibular, ou seja, o candidato que passar para a 2ª fase deve consultar novamente o local de prova.

 

 

15.  Como corrigir e/ou alterar dados informados incorretamente no Comprovante do Requerimento de Inscrição?

 

·         Se você ainda não efetuou o pagamento da taxa de inscrição, basta fazer uma nova inscrição.

·         Caso você já tenha efetuado o pagamento, existem alguns campos que não podem ser alterados, ou seja, não é possível alterar curso, língua estrangeira e o local de prova,só fazendo e pagando nova inscrição. Mesmo assim terá que entrar em contato com a Coordenadoria do Vestibular para desbloquear seu CPF, visto que não podem ter duas inscrições com o mesmo CPF.

·         Será permitida retificação dos dados somente nos casos em que o candidato preencher incorretamente, no Requerimento de Inscrição, os campos: nome do candidato, data de nascimento, sexo, e-mail, identidade, CPF, situação no vestibular, endereço completo e telefone. A solicitação de retificação deverá ser feita por meio de requerimento “retificação de dados da inscrição”, disponível no site, e poderá ser encaminhada, via fax (48) 3321-8056 ou entregá-la no protocolo da UDESC (das 08 as 12 e das 13 às 19 horas), à Av. Madre Benvenuta, nº 2007, Itacorubi, Florianópolis, impreterivelmente no período de 20 a 24 de outubro de 2008.

·         É de inteira responsabilidade do candidato a verificação da efetivação das alterações solicitadas. Para esta verificação o candidato deverá imprimir uma segunda via do Comprovante de Requerimento de Inscrição.   

 

 

16.  Como obter informações sobre os cursos oferecidos pela UDESC?

 

O candidato poderá obter informações detalhadas sobre cada um dos cursos acessando o site www.vestibular.udesc.br através do link  Vagas Oferecidas.   

 

 

17.  Como posso ter acesso às provas dos vestibulares anteriores? 

 

O candidato poderá obter informações sobre as provas dos vestibulares anteriores acessando o site www.vestibular.udesc.br  através do link Vestibulares Anteriores.

 

 

18. Qual a diferença entre a 1ª e a 2ª fases do Vestibular?

 

 As provas constituem-se de 02 (duas) fases, para todos os Cursos, sendo ambas ELIMINATÓRIAS e CLASSIFICATÓRIAS. 

 

 PRIMEIRA FASE - Comum para todos os cursos. Composta de uma Prova de Conhecimento Geral do Ensino Médio, dividida em duas etapas, uma pela manhã e outra à tarde do mesmo dia.

 

SEGUNDA FASE – Essa fase acontecerá em duas etapas e será composta de Prova de Redação e Prova de Conhecimento Específico sendo que também ocorrerão de manhã e à tarde do mesmo dia.

 

 

19. Qual o horário de início das provas?

 

As provas terão início, pela manhã, às 9h 00min, e à tarde, às 15h 00 min. Os candidatos terão acesso aos locais de prova até 10 minutos antes do seu início, ou seja, 8h 50min, pela manhã e 14h 50 min, à tarde. Após esse horário serão fechados os portões.

 

20. Quais são os livros de literatura selecionados para o Vestibular 2009.1?  

 

Autor

Obra

Editora

Machado de Assis

Contos – Coleção Grandes Leituras

FTD

Érico Veríssimo

Incidente em Antares

Cia das Letras/Cia do Bolso

Othon D’Eça

Homens e Algas

Editora da UFSC

Lindolf Bell

O Código das Águas

Global

Aulo Sanford de Vasconcellos

Chica Pelega – A guerreira de Taquaruçu

Editora Insular

 

 

21.  Como faço para pedir transferência?

 

Dirigir-se à Secretaria Acadêmica do Curso para o qual pretende obter transferência.

 

 

22. Qual o dia da matrícula e do início das aulas?

 

A data da matrícula para os calouros ainda não foi divulgada, bem como o dia do início das aulas porque não foi disponibilizado ainda o Calendário Acadêmico 2009 da UDESC.  

 

 

23. Os alunos aprovados que não irão concluir o ensino médio até a data da matrícula podem guardar a vaga para o próximo semestre?

 

Não é possível reservar sua vaga para assumir no próximo semestre, nesse caso o vestibular é feito apenas em nível de experiência.

 

 

24. Quando saem as chamadas posteriores?

 

No dia posterior ao período de matrícula dos calouros os Centros de Ensino comunicam a Secretaria do Vestibular sobre a existência ou não de vagas, momento em que a Secretaria do Vestibular procederá a 2ª chamada e se não houver preenchimento as chamadas subseqüentes.

   

 

25. Como é calculada a média final?

 

A pontuação final será expressa com 04 (quatro) decimais.

Ø      A prova da Primeira Fase, constituída de 120 (cento e vinte) questões, valerá, no máximo, 120 (cento e vinte) pontos;

Ø      A Prova de Redação, da Segunda Fase, valerá, no máximo, 30 (trinta) pontos;

Ø      A Prova de Conhecimento Específico, da Segunda Fase, valerá, no máximo 90 (noventa) pontos;

Ø      A pontuação máxima será de 240 (duzentos e quarenta) pontos Þ 120 (cento e vinte) das questões objetivas + 30 (trinta) da Prova de Redação + 90 (noventa) da Prova de Conhecimento Específico.

Exemplo: se o candidato fez 180 (cento e oitenta) pontos no total (prova objetiva + prova de redação + prova de conhecimento específico), ele terá como desempenho 75 (setenta e cinco) pontos. 

180 x 100 = 75 pontos

240

 

Critério de Desempate – Os candidatos não eliminados serão classificados em ordem decrescente da média obtida, sendo adotados, na ordem apresentada, os seguintes critérios de desempate:

 

(a)   Nota da Prova de Conhecimento Específico;

(b)   Nota I da Prova de Redação (Pertinência do Tema);

(c)   Nota da Prova Objetiva;

(d)   Nota II da Prova de Redação (Padrões Normativos da Língua);

(e)   Idade, em ordem decrescente.

 

 

26. Como faço para solicitar revisão de questão?

 

·         Os candidatos poderão interpor recursos da divulgação do gabarito da 1ª fase, do resultado da 2ª fase do Vestibular e/ou requerer vistas das provas, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia subseqüente a data de divulgação dos resultados de cada uma das respectivas fases.

·         Não serão fornecidas originais ou cópias das provas e/ou dos cartões-resposta.  

·         Os recursos deverão ser entregues na Coordenadoria do Vestibular UDESC ou ser enviados por meio de SEDEX à Coordenadoria do Vestibular UDESC, localizada na Avenida Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, contendo o nome completo, número de inscrição, endereço para correspondência, nome do curso a que concorre, fase e etapa do vestibular, especificação da questão objeto do recurso, com exposição de motivos e fundamentação que aponte as circunstâncias que a justifique, conforme modelo constante no site.  Os recursos que não estiverem de acordo com as especificações acima serão terminantemente indeferidos.

·         Cada recurso deverá ser referente a uma única questão.

·         Não serão admitidos, em nenhuma hipótese, recursos via fax e/ou pelo correio eletrônico ou qualquer outro meio que não o previsto nesse edital.

·         Os recursos deverão ser legíveis e estar dentro do prazo estabelecido no item 7.1.

·         O recurso interposto fora do prazo não será conhecido, sendo observado para cômputo do prazo do recurso a data do protocolo ou a data de postagem (carimbo) do correio.

·         Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos dispositivos aqui estabelecidos.

·         A Coordenadoria do Vestibular Vocacionado da UDESC é a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão outros recursos.

 

 

27. Quantos candidatos passam para a 2ª fase?

 

Passam para a 2ª fase os candidatos classificados que corresponderem a 04 (quatro) vezes o número de vagas de cada curso (observar que os cursos têm números de vagas diferenciados).

 

Exclusivamente para o curso de Teatro, passarão para a Segunda Fase os candidatos classificados com maiores pontuações dentro do limite máximo, de até 02 (duas) vezes o número de vagas do curso.Os demais estarão eliminados do concurso. Porém, se o número de candidatos for inferior a 02 (duas) vezes o número de vagas, todos passarão para a Segunda Fase, à exceção dos eliminados por outras normas constantes deste edital.

 

Por exemplo: O curso de Teatro oferece 40 (quarenta) vagas, assim sendo:

40 (número de vagas) X 2 = 80, ou seja, 80 (oitenta) candidatos passarão para a segunda fase.

 

 

28. Onde posso encontrar os conteúdos exigidos para o Vestibular?

 

O candidato poderá obter informações sobre os conteúdos exigidos para o Vestibular referente a cada um dos cursos, acessando o site www.vestibular.udesc.br através do link  Programa das Disciplinas.