INFORMAÇÕES - CONCURSO VESTIBULAR UDESC 2009/1
1. Qual é o período de inscrições para o Vestibular
UDESC 2009/1?
As inscrições para o
Vestibular UDESC 2009/1 estarão abertas no período de 05
de setembro a 05 de outubro de 2008.
2. Como as inscrições podem ser feitas?
As
inscrições deverão ser feitas exclusivamente via Internet através do site www.vestibular.udesc.br. Preste
muita atenção ao digitar suas informações pessoais ou selecionar as opções
oferecidas nos campos do requerimento de inscrição. Lembre-se de que você é
responsável por tais informações.
3.
Qual é o valor da inscrição?
O valor da inscrição é de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais). O pagamento
deve ser feito nas agências
bancárias conveniadas com a Secretaria Estadual da Fazenda (BRADESCO, BANCO DO
BRASIL, BESC e ITAÚ), observando o horário de atendimento externo das agências
ou via internet. Após efetuar o pagamento,
o candidato receberá o comprovante respectivo, que deverá estar
autenticado pelo sistema bancário.
O Comprovante de Inscrição juntamente com comprovante de pagamento
(DARE) comprovam a inscrição do candidato.
4.
Como proceder para fazer a inscrição?
a)
entrar no site www.vestibular.udesc.br no
período de 05 de setembro de 2008 até às
20h00min do dia 05 de outubro de 2008, e escolher a opção desejada. Após
ler o Requerimento de Inscrição e concordar, preencher todos os
campos da Ficha de Inscrição.
Automaticamente todos os dados digitados serão visualizados para devida
conferência. O próximo passo é preencher o questionário sócio-econômico. Lembre-se
que as informações prestadas são de inteira responsabilidade do candidato;
b) imprimir o Comprovante de Requerimento de
Inscrição;
c) imprimir o documento de arrecadação da Receita
Estadual – DARE;
d) efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no
valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais), usando a guia DARE, até 06 de
outubro de 2008, nas agências bancárias conveniadas com a Secretaria
Estadual da Fazenda (BRADESCO, BANCO DO BRASIL, ITAÚ e BESC), observando o
horário de atendimento externo das agências ou via internet. Após
efetuar o pagamento, o candidato
receberá o comprovante respectivo, que deverá estar autenticado pelo sistema
bancário.
O
Comprovante de Requerimento de Inscrição e o Comprovante de Pagamento (DARE)
são os documentos que efetivam a inscrição do candidato.
Atenção! Quando você for
imprimir o DARE (a guia de pagamento) deverá observar as orientações de
configuração de impressora para que o código de barras seja impresso de forma
legível e na mesma página, caso contrário não conseguirá efetuar o pagamento.
5.
Como
faço para obter a isenção da taxa de inscrição pelo critério
sócio-econômico?
O
período de solicitação ocorreu de 1º a 28 de julho de 2008, conforme Portaria
nº 507/2008.
6.
Como deve ser realizada a inscrição do
candidato que obteve isenção da taxa de inscrição pelo critério
sócio-econômico?
O
candidato beneficiado com isenção pelo critério “Sócio-Econômico” deverá fazer
sua inscrição exclusivamente pela modalidade Inscrição com isenção pelo
critério sócio-econômico no endereço www.vestibular.udesc.br de 05 de setembro até às
20h00min do dia 05 de outubro de 2008. Os procedimentos para efetivação
da inscrição são iguais aos do item 2.2, exceto quanto ao pagamento do
DARE (boleto bancário).
7.
Como
faço para obter a isenção da taxa de inscrição
amparado pela Lei n.º 10.567/97 (doador de sangue)?
A
solicitação de isenção da taxa de inscrição pelo critério Doador de Sangue (Lei
n.º 10.567/97) ocorreu
de 1º a 25 de agosto do 2008, conforme Portaria 654/08.
8.
Como deve ser realizada a inscrição do
candidato que obteve isenção da taxa de inscrição amparado
pela Lei n.º 10.567/97 (doador de sangue)?
O
candidato beneficiado com isenção pelo critério “Doador de Sangue” deverá fazer
sua inscrição exclusivamente pela modalidade Inscrição com
isenção pelo critério doador de sangue no endereço www.vestibular.udesc.br de 05 de setembro até às 20h00min do dia 05 de outubro de 2008. Os procedimentos para efetivação da inscrição são iguais aos
do item 2.2, exceto quanto ao pagamento do DARE
(boleto bancário).
9.
Como faço para imprimir a 2ª Via do
Requerimento de Inscrição e da Guia DARE?
O
candidato interessado deverá acessar o endereço www.vestibular.udesc.br. Na opção Busca 2ª Via Requerimento da
Inscrição ou Busca 2ª Via Guia DARE.
10. Qual o procedimento se for extraviado o
documento de identidade?
Registre
a ocorrência (faça um Boletim de Ocorrência em uma Delegacia) e
mantenha-o em seu poder e vá providenciando o pedido de nova documentação. No
dia da prova, leve o B.O. Observe que seja recente
(máximo de 30 dias após a ocorrência), pois caso contrário, não poderá realizar
a prova.
11. Em quais cidades as provas serão realizadas?
As provas
serão realizadas nas seguintes cidades e locais:
CIDADE
|
LOCAL
|
CHAPECÓ
|
Colégio Bom Pastor
Rua
Coronel Fernando Machado, 108 E – Centro
Colégio
Estadual Marechal Bormann
Travessa
Brasil, 31 D – Centro
|
JOINVILLE
|
UDESC – Joinville/ Centro de Ciências Tecnológicas
Campus
Universitário – Bairro Bom Retiro
|
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
|
Escola de Educação Básica Presidente João Goulart
Rua 1500,
nº 640 – Balneário Camboriú
|
FLORIANÓPOLIS
|
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Campus Universitário – Bairro Trindade
|
IBIRAMA
|
UDESC – Ibirama / Centro Educacional do Alto
Vale do Estado
Av. Dr.
Getúlio Vargas, 2822 – Bela Vista
|
LAGES
|
UDESC – Lages / Centro de Ciências Agroveterinárias
Av. Luiz
de Camões, 2090 – Bairro Conta Dinheiro
|
LAGUNA
|
Escola de Ensino Médio Almirante Lamego
Rua
Celso Ramos, 96 – Centro – Laguna
|
SÃO BENTO DO SUL
|
UDESC – São Bento / Centro de Educação do Planalto Norte
Rua Luis
Fernando Hastreiter, 180 – Bairro Centenário
|
12. O que deve
fazer o candidato que necessitar de condições especiais para realização das
provas?
·
O candidato que necessitar de condição especial para realização
das provas, deverá apresentar Requerimento (conforme modelo constante no site
do Vestibular) para a Coordenadoria do Concurso Vestibular Vocacionado
UDESC, à Av. Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi – Florianópolis/SC, CEP 88035-001, ou pelo Fone/Fax
(48) 3321-8056, por ocasião da inscrição (de 05 de setembro a 05 de outubro),
indicando as condições especiais necessárias para realização da prova e
juntando fotocópia do seu comprovante de inscrição e atestado médico
(original), quando for o caso. Caberá a Coordenadoria do Vestibular Vocacionado UDESC a análise e deferimento da solicitação.
·
O candidato deficiente auditivo,
usuário de aparelho auricular, deverá comprovar sua necessidade, pelo Laudo
médico (original), anexado a Requerimento (conforme modelo
constante no site do vestibular) entregando-os à
Coordenadoria do Vestibular da UDESC, na Av. Madre Benvenuta,
nº 2007, Itacorubi, Florianópolis, no período de 05 de
setembro a 05 de outubro de 2008, visto que a Coordenação Local, para
garantir a lisura e segurança durante o Concurso, fará uso de detectores de
metal nos banheiros, corredores e/ou salas de prova. Caso contrário esse
candidato não poderá realizar as provas portando o referido aparelho.
13. Quando as
provas serão realizadas?
As
provas constituem-se de 02 (duas) fases, para todos os Cursos, sendo ambas
ELIMINATÓRIAS e CLASSIFICATÓRIAS.
PRIMEIRA
FASE (Comum para todos os cursos)
Fechamento
dos portões:
- 1ª Etapa – Dia 09/novembro/2008, das 8h
50min.
- 2ª Etapa – Dia 09/novembro/2008, das 14h 50 min.
Horário das Provas:
- 1ª Etapa – Dia 09/novembro/2008, das 9h
00min. às 12h 30min.
- 2ª Etapa – Dia 09/novembro/2008, das 15h 00 min. às 18h 30min.
SEGUNDA FASE
Ø
(Exceto
para curso de Música Licenciatura e Bacharelado Opções: Piano, Violino/Viola/Violoncelo,
Violão e Teatro)
Fechamento
dos portões:
- 1ª Etapa – Dia 30/novembro/2008, das 8h
50min
- 2ª Etapa – Dia 30/novembro/2008, das 14h 50 min
Horário das Provas:
- 1ª Etapa – Dia 30/novembro/2008, das 9h 00min. às 12h 30min.
- 2ª Etapa – Dia 30/novembro/2008, das 15h 00min. às 18h 30min.
(Exclusivamente para os cursos de
Música Licenciatura e Bacharelado Opções: Piano,
Violino/Viola/Violoncelo, Violão e Teatro).
- 1ª Etapa – Dia 23/novembro/2008 – O
horário será comunicado na confirmação da inscrição.
- 2ª Etapa – Dia 30/novembro/2008, das 8h 50min. (Fechamento dos Portões) e das 9h 00min. às 12h 30 min. (Horário das Provas)
*
Para os cursos de Música (Licenciatura e Bacharelado) a Segunda Fase será realizada em dois dias: 23 de novembro/2008 (1ª Etapa) – Prova Prática – O horário será
pré-fixado por ocasião da confirmação
da inscrição e 30 de
novembro/2008 (2ª Etapa) – Prova de Teoria Musical – terá a duração de 03 (três) horas e 30 (trinta) minutos no
período matutino das 9h00min às 12h30min.
**
Para os curso de Teatro a Segunda Fase será realizada em dois dias: 23 de novembro/2008 (1ª Etapa) – Prova
Prática de Habilidade Específica – O horário será pré-fixado por ocasião da confirmação da inscrição e 30 de novembro/2008 (2ª Etapa) – Prova de
Teoria – História da Arte – terá a duração
de 03 (três) horas e 30 (trinta) minutos no período matutino das 9h00min às
12h30min.
14.
Como fazer a confirmação de inscrição e saber meu
local de prova?
A confirmação
do local de prova da 1ª fase estará disponível no site www.vestibular.udesc.br a partir de 20 de outubro de 2008. Para a 2ª fase estarão
disponíveis a partir de 24 de novembro de 2008. Observar que os locais de prova
são diferentes na 1ª e na 2ª fase do Vestibular, ou seja, o candidato que
passar para a 2ª fase deve consultar novamente o local de prova.
15. Como corrigir e/ou alterar dados informados
incorretamente no Comprovante do Requerimento de Inscrição?
·
Se você ainda
não efetuou o pagamento da taxa de inscrição, basta fazer uma nova inscrição.
·
Caso você já
tenha efetuado o pagamento, existem alguns campos que não podem ser alterados,
ou seja, não é possível alterar curso, língua estrangeira e o local de prova,só
fazendo e pagando nova inscrição. Mesmo assim terá que entrar em contato com a
Coordenadoria do Vestibular para desbloquear seu CPF, visto que não podem ter
duas inscrições com o mesmo CPF.
·
Será
permitida retificação dos dados somente
nos casos em que o candidato preencher incorretamente, no
Requerimento de Inscrição, os campos: nome do candidato, data de nascimento,
sexo, e-mail, identidade, CPF, situação no vestibular, endereço completo e
telefone. A solicitação de retificação deverá ser feita por meio de
requerimento “retificação de dados da inscrição”, disponível no site, e
poderá ser encaminhada, via fax (48) 3321-8056 ou entregá-la no protocolo da
UDESC (das 08 as 12 e das 13 às 19 horas), à Av. Madre Benvenuta,
nº 2007, Itacorubi, Florianópolis, impreterivelmente
no período de 20 a
24 de outubro de 2008.
·
É de inteira responsabilidade do candidato a
verificação da efetivação das alterações solicitadas. Para esta verificação o
candidato deverá imprimir uma segunda via do Comprovante de Requerimento de
Inscrição.
16. Como
obter informações sobre os cursos oferecidos pela UDESC?
O
candidato poderá obter informações detalhadas sobre cada um dos cursos
acessando o site www.vestibular.udesc.br
através do link Vagas Oferecidas.
17. Como posso ter acesso às provas dos
vestibulares anteriores?
O
candidato poderá obter informações sobre as provas dos vestibulares anteriores
acessando o site www.vestibular.udesc.br através do link
Vestibulares Anteriores.
18. Qual a diferença entre a 1ª e a 2ª fases do
Vestibular?
As
provas constituem-se de 02 (duas) fases, para todos os Cursos, sendo ambas ELIMINATÓRIAS
e CLASSIFICATÓRIAS.
PRIMEIRA FASE - Comum para todos os
cursos. Composta de uma Prova de Conhecimento Geral do Ensino Médio, dividida em duas etapas, uma pela manhã e outra à tarde do mesmo dia.
SEGUNDA FASE – Essa fase acontecerá em duas etapas e será
composta de Prova de Redação e Prova de Conhecimento Específico sendo que
também ocorrerão de manhã e à tarde do mesmo dia.
19. Qual o horário de início das provas?
As provas terão início, pela
manhã, às 9h 00min, e à tarde, às 15h 00 min. Os candidatos terão acesso aos
locais de prova até 10 minutos antes do seu início, ou seja, 8h 50min, pela
manhã e 14h 50 min, à tarde. Após esse horário serão
fechados os portões.
20. Quais são os livros de literatura selecionados para o
Vestibular 2009.1?
Autor
|
Obra
|
Editora
|
Machado
de Assis
|
Contos –
Coleção Grandes Leituras
|
FTD
|
Érico
Veríssimo
|
Incidente
em Antares
|
Cia das Letras/Cia do Bolso
|
Othon D’Eça
|
Homens e
Algas
|
Editora da UFSC
|
Lindolf Bell
|
O Código
das Águas
|
Global
|
Aulo Sanford de Vasconcellos
|
Chica Pelega
– A guerreira de Taquaruçu
|
Editora Insular
|
21. Como faço para
pedir transferência?
Dirigir-se à Secretaria Acadêmica do Curso para o
qual pretende obter transferência.
22. Qual o dia da matrícula e do início das aulas?
A data da matrícula para os calouros ainda não foi
divulgada, bem como o dia do início das aulas porque não foi disponibilizado
ainda o Calendário Acadêmico 2009 da UDESC.
23. Os alunos aprovados que não irão concluir o ensino
médio até a data da matrícula podem guardar a vaga para o próximo semestre?
Não é possível reservar sua vaga para assumir no
próximo semestre, nesse caso o vestibular é feito apenas em nível de experiência.
24. Quando saem as chamadas posteriores?
No dia posterior ao período de matrícula dos
calouros os Centros de Ensino comunicam a Secretaria do Vestibular sobre a
existência ou não de vagas, momento em que a Secretaria do Vestibular procederá
a 2ª chamada e se não houver preenchimento as chamadas subseqüentes.
25. Como é calculada a média final?
A pontuação final será expressa com 04 (quatro) decimais.
Ø A prova da Primeira Fase, constituída de 120 (cento e vinte)
questões, valerá, no máximo, 120 (cento e vinte) pontos;
Ø
A
Prova de Redação, da Segunda Fase, valerá, no máximo, 30 (trinta) pontos;
Ø
A Prova de
Conhecimento Específico, da Segunda Fase, valerá, no máximo 90 (noventa)
pontos;
Ø
A pontuação
máxima será de 240 (duzentos e quarenta) pontos Þ 120 (cento e vinte) das questões objetivas + 30 (trinta) da
Prova de Redação + 90 (noventa) da Prova de Conhecimento Específico.
Exemplo: se o
candidato fez 180 (cento e oitenta) pontos no total (prova objetiva + prova de
redação + prova de conhecimento específico), ele terá como desempenho 75
(setenta e cinco) pontos.
180 x 100 = 75
pontos
240
Critério
de Desempate – Os
candidatos não eliminados serão classificados em ordem decrescente da média obtida,
sendo adotados, na ordem apresentada, os seguintes critérios de desempate:
(a)
Nota da Prova
de Conhecimento Específico;
(b)
Nota I da
Prova de Redação (Pertinência do Tema);
(c)
Nota da Prova
Objetiva;
(d)
Nota II da
Prova de Redação (Padrões Normativos da Língua);
(e)
Idade, em
ordem decrescente.
26. Como faço para solicitar revisão de questão?
·
Os candidatos poderão interpor recursos da divulgação
do gabarito da 1ª fase, do resultado da 2ª fase do Vestibular e/ou requerer
vistas das provas, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia
subseqüente a data de divulgação dos resultados de cada uma das respectivas
fases.
·
Não serão fornecidas originais ou cópias das provas
e/ou dos cartões-resposta.
·
Os recursos deverão ser entregues na Coordenadoria do Vestibular UDESC
ou ser enviados por meio de SEDEX à Coordenadoria do Vestibular UDESC,
localizada na Avenida Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, contendo o nome completo, número de inscrição,
endereço para correspondência, nome do curso a que concorre, fase e etapa do vestibular,
especificação da questão objeto do recurso, com exposição de motivos e fundamentação que aponte as
circunstâncias que a justifique, conforme modelo constante no site. Os recursos que não estiverem de acordo com
as especificações acima serão terminantemente indeferidos.
·
Cada recurso deverá ser referente a uma
única questão.
·
Não serão admitidos, em nenhuma hipótese, recursos
via fax e/ou pelo correio eletrônico ou qualquer outro meio que não o previsto
nesse edital.
·
Os recursos deverão ser legíveis e estar dentro do
prazo estabelecido no item 7.1.
·
O recurso interposto fora do prazo não será
conhecido, sendo observado para cômputo do prazo do
recurso a data do protocolo ou a data de postagem (carimbo) do correio.
·
Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos
dispositivos aqui estabelecidos.
·
A Coordenadoria do Vestibular Vocacionado
da UDESC é a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões,
razão pela qual não caberão outros recursos.
27. Quantos candidatos passam para a 2ª fase?
Passam para a 2ª fase os candidatos classificados
que corresponderem a 04 (quatro) vezes o número de vagas de cada curso
(observar que os cursos têm números de vagas diferenciados).
Exclusivamente para
o curso de Teatro, passarão para a Segunda Fase os candidatos classificados com
maiores pontuações dentro do limite máximo, de até 02 (duas) vezes o número de
vagas do curso.Os demais estarão eliminados
do concurso. Porém, se o número de candidatos for inferior a 02 (duas) vezes o
número de vagas, todos passarão para a Segunda Fase, à exceção dos eliminados
por outras normas constantes deste edital.
Por exemplo: O curso de Teatro oferece 40 (quarenta) vagas, assim
sendo:
40 (número de vagas) X 2 = 80, ou seja, 80 (oitenta)
candidatos passarão para a segunda fase.
28. Onde posso encontrar os conteúdos exigidos para o
Vestibular?
O
candidato poderá obter informações sobre os conteúdos exigidos para o
Vestibular referente a cada um dos
cursos, acessando o site www.vestibular.udesc.br
através do link Programa
das Disciplinas.